Relatório de Sustentabilidade
A sustentabilidade, enquanto conceito estruturado, aparece na nossa vida quotidiana há somente umas poucas décadas. Começa por ser entendida como a capacidade - ou também necessidade - do ser humano interagir de forma racional com o entorno em que vive e desenvolve as suas atividades, preservando o meio ambiente, e fazendo uma gestão criteriosa dos recursos naturais, para que as gerações futuras possam vir a beneficiar deles também. Nada define melhor o conceito de sustentabilidade do que a publicidade absolutamente genial que foi criada por uma conhecida e reputada marca de relógios, e que pode – e deve – ser aplicada a tudo aquilo que hoje tocamos: nada nos pertence realmente, somos apenas os fiéis depositários dos recursos que temos, e devemos obrigatoriamente geri-los com critério e bom senso para o benefício da próxima geração.

Com o tempo o uso deste conceito estendeu-se ao mundo das empresas pela mão de empresas de consultadoria, passando a definir a forma “politicamente correta” de atuar harmoniosamente no mercado a longo prazo, essencialmente nas vertentes económica, social, cultural e ambiental.

Após mais de 10 anos de presença no mercado português, aniversário que se celebrou em Maio de 2013, a Liberty Seguros achou por bem partilhar com a comunidade em que exerce a sua atividade empresarial o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade. Por um lado, porque muito nos orgulhamos dos resultados alcançados ao longo desta década, logrados num ambiente económico profundamente desfavorável, em particular na sequência da crise financeira que assolou os mercados internacionais a partir de 2008, por outro, também porque a formalização desses resultados num relatório tangível ajudará a reforçar internamente a cultura de integridade e rigor com que o projeto Liberty Seguros nasceu em Portugal, e que queremos institucionalizar e perpetuar no longo prazo como um legado às gerações futuras de Colaboradores desta empresa.

Este Relatório de Sustentabilidade fica como testemunho da nossa política de transparência, de respeito, e um compromisso com as famílias de Portugal que tocamos, e que fazem parte, ou virão a fazer parte, do nosso “Oceano Azul”, o termo que internamente usamos para caracterizar a gestão equilibrada e harmoniosa dos interesses de todos os Stakeholders desta casa .


José António de Sousa

Administrador Delegado / CEO
Liberty Seguros Portugal

Pode aceder ao Relatório de Sustentabilidade 2012/2013 aqui na versão e-book ou pdf.