Fundo de Pensões
Política de exercício de direitos de voto nas sociedades emitentes de valores mobiliários que integram o património do Fundo de Pensões dos Colaboradores da Liberty Seguros.

Nos termos da Norma regulamentar N.º 7/2007-R, de 17 de maio do Instituto de Seguros de Portugal

O artigo 2.º da Norma Regulamentar N.º 7/2007-R, de 17 de maio do Instituto de Seguros de Portugal, estabelece que os Fundos de Pensões devem definir, no que respeita à detenção de valores mobiliários:
  • Os critérios determinantes da participação ou não da entidade gestora nas assembleias-gerais das sociedades emitentes;
  • A forma usual de exercício dos direitos de voto, indicando, designadamente, o exercício direto pela entidade gestora ou através de representante, e neste caso, se a representação tem ou não lugar exclusivamente por conta da entidade gestora;
  • Os procedimentos aplicáveis ao exercício dos direitos de voto no caso de existência de subcontratação de funções de gestão de ativos do Fundo de Pensões.

Quanto às ações emitidas por sociedades que, em cada momento, façam parte da composição da carteira do Fundo, a Entidade Gestora não assume o compromisso de participar em todas as Assembleias-gerais que venham a realizar-se, mas apenas aquelas cuja matéria objeto de deliberação justifique a sua presença.

O exercício dos direitos de voto nas Assembleias-gerais em que participe será exercido através de um elemento do seu Conselho de Administração, ou através de um mandatário por este designado e que atuará em conformidade com as indicações de voto daquele órgão social.

A carteira de Investimentos que compõem o Fundo de Pensões dos Colaboradores da Liberty Seguros não é composta a esta data por participações que permitam o exercício do direito de voto.

Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
 


Consulte aqui o Relatório do Fundo de Pensões dos Colaboradores da Liberty Seguros S.A 2016

Consulte aqui o Relatório do Fundo de Pensões dos Colaboradores da Liberty Seguros S.A 2015

Consulte aqui o Relatório do Fundo de Pensões dos Colaboradores da Liberty Seguros S.A 2014

Consulte aqui o Relatório do Fundo de Pensões dos Colaboradores da Liberty Seguros S.A 2013

Consulte aqui o Relatório do Fundo de Pensões dos Colaboradores da Liberty Seguros S.A 2012

Consulte aqui o Relatório e Contas do Fundo de Pensões dos Colaboradores da Liberty Seguros 2011

Consulte aqui o Relatório de Gestão do Fundo de Pensões dos Colaboradores da Liberty Seguros 2010

Consulte aqui o Inventário de Participações e Instrumentos Financeiros do Fundo de Pensões dos Colaboradores da Liberty Seguros 2010

Consulte aqui as Notas à Posição Financeira e Desmonstração de Resultados do Fundo de Pensões dos Colaboradores da Liberty Seguros 2010