01 Fevereiro 2012
Equipas Liberty Seguros/Santa Maria da Feira/Specialized da nova temporada do ciclismo português já são conhecidas

As Equipas Liberty Seguros/Santa Maria da Feira/Specialized que vão marcar a nova temporada do ciclismo em Portugal foram conhecidas ontem, em Santa Maria da Feira, durante a realização de uma conferência de imprensa que o Sport Ciclismo de São João de Ver, a Liberty Seguros e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira levaram a cabo para a sua apresentação.

À semelhança das edições anteriores, a Liberty Seguros  é um dos principais patrocinadores das Equipas do Sport Ciclismo São João de Ver. A seguradora pretende, através deste seu apoio, fomentar o crescimento desportivo dos atletas num ciclismo “limpo” e o respeito pelos princípios da ética desportiva, tendo prevista a realização ações de formação sobre substâncias dopantes e suas consequências, bem como o reforço da sua aposta no ciclismo nas escolas de formação.

Cristina Tenreiro, vereadora da Educação, Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, salientou durante a apresentação que “o Sport Ciclismo de S. João de Ver é hoje uma referência desportiva e uma escola de vida para os jovens atletas, que transmite os verdadeiros valores tais como a justiça, a verdade, a ética e a solidariedade, fazendo destes jovens verdadeiros homens, dando-lhes fibra para serem vencedores. Parabéns ao Sport Ciclismo de S. João de Ver pela coragem e forma empreendedora com que abraçaram este projeto desportivo.”

Fernando Vasco Costa, presidente do Sport Ciclismo São João de Ver, reforçou na sua intervenção que, “ao longo destes últimos anos, o clube tem escrito algumas das páginas mais bonitas do desporto regional, nacional e internacional”, explicando que o Sport Ciclismo São João de Ver não é só “uma escola de ciclismo, mas, essencialmente, uma escola da vida, onde os nossos ciclistas aprendem hábitos e noções que podem transportar consigo e aplicar no seu dia-a-dia, muito depois de terem deixado de vestir a nossa camisola”.

Rodrigo Esteves, diretor de Marketing da Liberty Seguros, a principal patrocinadora desta iniciativa, considera que este apoio “representa um investimento que queremos continuar a fazer na modalidade do ciclismo e na formação dos jovens, dado que a nossa grande aposta é no progresso do desenvolvimento desportivo dos atletas, num ciclismo que se pretende cada vez “mais limpo” e assente nos princípios da ética desportiva”.

Por seu lado, Artur Lopes, presidente da UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo, congratulou a organização da Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes, pelo prestígio e tradição que a prova cumpre no panorama velocipédico português: “deixo uma palavra de forte apreço para o Sport Ciclismo São João de Ver, clube que, ano após ano, coloca na estrada dezenas largas de praticantes, numa aposta contínua na formação dos ciclistas mais jovens. O responsável frisou, ainda que, “ o clube feirense tem conseguido promover a Volta às Terras de Santa Maria que homenageia, com justiça, o antigo corredor Fernando Mendes e, através deste, as sucessivas gerações de ciclistas e amantes de ciclismo da região”.

Nuno Pousão, diretor geral da Specialized em Portugal, salientou durante a sua intervenção que “motivar as pessoas a andarem de bicicleta é para nós o trabalho do dia-a-dia e a nossa Missão: Sermos a marca preferida dos ciclistas exigentes e as lojas mais especializada. A aposta da Specialized é uma aposta na modalidade, mas também, uma aposta nas  pessoas que constituem esta grande equipa, esta grande família que muito dignifica o ciclismo nacional”.

Na conferência de imprensa foram ainda apresentadas a ‘21ª Volta às Terras de Santa Maria-Troféu Fernando Mendes’, iniciativa que se realiza nos próximos dias 31 de Março e 1 de Abril, e as III Jornadas de Medicina Desportiva no Ciclismo que, este ano, decorrem a 31 de Março. Ambas as iniciativas são organizadas pelo Sport Ciclismo São João de Ver, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e têm como principal patrocinador a Liberty Seguros. No âmbito do seu apoio a estas iniciativas, a seguradora patrocina a camisola azul e em conjunto com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira a camisola amarela da referida prova.