04 Abril 2012
Liberty Seguros patrocina as 3ªs Jornadas de Medicina Desportiva no Ciclismo
A Saúde no Ciclismo voltou a estar em destaque em Santa Maria da Feira, durante a realização das 3ªs Jornadas de Medicina Desportiva no Ciclismo. A iniciativa, organizada pelo Sport Ciclismo S. João de Ver com o patrocínio da Liberty Seguros, reuniu diversos especialistas das áreas da Medicina, Psicologia e Nutrição, bem como atletas da modalidade, em torno do debate de importantes temas na saúde do ciclista. As Jornadas contaram com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Ana Saraiva (Psicóloga desportiva da Fundação Benfica), Hernâni Gomes (Nutricionista da Federação Portuguesa de Voleibol e do Clube Desportivo Trofense), Vasco Miguel Costa (Médico especialista em Medicina Desportiva e ex-ciclista), André Rodrigues Pinho (Médico Ortopedista e membro do departamento médico do Sport Ciclismo de S. João de Ver) e Nuno Costa (Médico especialista em Medicina Desportiva e ex-atleta de Remo) foram os especialistas médicos que marcaram presença nestas Jornadas e que abordaram temáticas de interesse a todos os que se envolvem directa ou indirectamente com a prática do ciclismo, das quais se destacam a ansiedade pré-competição, a suplementação nutricional, os efeitos adversos do doping, as complicações da fratura do colo do fémur no jovem ciclista e como tratar a Asma no atleta.

Marcaram também presença nestas Jornadas, nomes bem conhecidos do ciclismo, entre os quais Delmino Pereira, vice-presidente da UVP/FPC, Joaquim Andrade, presidente da Associação de Ciclistas Profissionais e diretor desportivo da União Ciclista da Maia e Benjamim Carvalho, massagista da equipa Carmim/Prio/Tavira. O evento contou ainda com a participação de Cristina Tenreiro, vereadora da Educação, Desporto e Cultura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, bem como das equipas que disputaram, nos dias 31 de Março e 1 de Abril, a 21ª Volta às Terras de Santa Maria/Liberty Seguros-Troféu Fernando Mendes.

Para Vasco Costa, presidente do Sport Ciclismo de S. João de Ver, estas Jornadas foram um verdadeiro êxito, conforme refere: - “É com grande orgulho e satisfação que o departamento médico do Sport Ciclismo de S. João de Ver vê crescer este evento. Este orgulho traduz-se em vontade e motivação para começarmos a trabalhar nos temas que iremos apresentar em 2013, sempre com o intuito de aproximar a medicina ao ciclismo”.

As 3ªs Jornadas de Medicina Desportiva no Ciclismo em Santa Maria da Feira realizam-se no âmbito do programa de fomento ao crescimento desportivo dos atletas num ciclismo “limpo” e de respeito pelos princípios da ética desportiva livre de substâncias proibidas e nocivas.