12 Abril 2012
4º Grande Prémio Liberty Seguros “pedala” no norte do País
Após um período alargado sem provas por etapas, o norte do país será animado, nos próximos dias 20 a 22 de Abril, pelo 4º Grande Prémio Liberty Seguros, prova que decorrerá em regiões onde o ciclismo goza de grande popularidade e que irá percorrer grande parte do Minho e Douro Litoral. Entre a Póvoa de Varzim, local de início da primeira etapa, e a Senhora da Assunção, em Santo Tirso, os ciclistas terão durante três dias a oportunidade de conquistar a camisola amarela “Liberty Seguros”.

As provas em circuito, uma tradição que o Ciclismo português há muito adotou, estão assim de volta ao calendário de competições de estrada e, tal como em anos anteriores, continuam a proporcionar momentos de verdadeiro entusiasmo entre as populações que assistem às sucessivas passagens do pelotão.

Com o objetivo de estimular esta “magia”, o Boavista Ciclismo Clube aceitou este ano o desafio  da organização do 4º Grande Prémio Liberty Seguros, iniciativa que junta numa única prova três etapas e um circuito que vão percorrer e animar a zona norte do país: Póvoa do Varzim, Lordelo e Santo Tirso. Vencerá este prémio o ciclista que, no conjunto dos três dias de competição, reúna o melhor conjunto de prestações.

A 1ª etapa desta competição arranca na Póvoa de Varzim, na sexta-feira, dia 20 de Abril, às 14 horas, na Avenida dos Banhos e, nesta etapa, serão percorridos 120 quilómetros, estando prevista a chegada das equipas às 17 horas.

No sábado, 21 de Abril, será Lordelo a receber o 4º Grande Prémio Liberty Seguros. Nesta segunda etapa da prova, cuja concentração será feita na Zona industrial de Lordelo, às 14 horas, serão percorridos 120,3 quilómetros, estando o terminus da prova às  17 horas e 16 minutos.

O 4º Grande Prémio Liberty Seguros encerra no domingo, dia 22 de Abril, com uma cronoescalada de 4,7 kms, a realizar entre Santo Tirso e o Monte da Senhora da Assunção. A cerimónia de consagração será disputada neste dia, durante a tarde, com um circuito urbano de 50 kms que será feito em pleno coração da cidade de Santo Tirso. Serão percorridas 25 voltas, com partida marcada para as 16 horas.

A organização desta prova é da responsabilidade do Boavista Ciclismo Clube e conta com o apoio da Liberty Seguros, empresa que desde 2003 ocupa em Portugal um lugar de destaque no ramo segurador e no apoio ao desenvolvimento do Ciclismo português.

No total serão cerca de 90 ciclistas em representação das 4 equipas continentais portuguesas – Onda-Boavista, LA-Antarte-Rota dos Móveis, Carmim-Prio-Tavira. Efapel-Glassdrive – e equipas sub-23  – Louletano-Dunas Douradas, Liberty Seguros/Santa Maria da Feira/Specialized, ASC-KTM-Vitória, Mortágua, OFM-Valongo, Clube Ciclismo José M.Nicolau/Cartaxo e  U.C.Maia .

Para José António de Sousa, presidente & CEO da Liberty Seguros, “a nossa empresa estará sempre, de uma forma ou outra, associada ao Ciclismo em Portugal. Esta modalidade representa muitos dos nossos valores, como o trabalho em equipa, o rigor, o profissionalismo, a humildade, o esforço abnegado em prol de um objetivo coletivo, de grupo”.

José Santos, presidente da Direção do Boavista Ciclismo Clube, entidade organizadora do evento, salienta a propósito desta prova “a enorme responsabilidade que o clube assumiu para a organização de uma das provas mais emblemáticas do calendário nacional de 2012. Num panorama difícil, com muitas competições a serem anuladas, esta prova veio colmatar uma brecha enorme no calendário nacional e, por isso, estamos gratos à Liberty Seguros, por proporcionar a realização deste evento e o regresso das grandes provas ao norte do país.”

Para mais informações, gráficos da prova e pedidos de credenciais contactar o Gabinete de Imprensa do Boavista Ciclismo Clube: boavistaciclismoclube@gmail.com - 914739840. Informação também disponível em: www.jornalciclismo.com.