22 Março 2012
Liberty Seguros aposta nos jovens talentos do Ciclismo na vertente do BTT
A Liberty Seguros é a patrocinadora principal da Escola de BTT Liberty Seguros Patocycles ADSL, de Matosinhos. Esta é uma escola de formação desportiva que se dedica à promoção da prática do ciclismo na vertente do BTT junto das camadas mais jovens da população e cujo especial enfoque é formar e acompanhar os jovens atletas.

Instituída formalmente em 2011, a Escola de BTT Liberty Seguros Patocycles conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e está vocacionada para o ensino do ciclismo na vertente do BTT de competição e ocupação de tempos livres, para crianças dos 6 aos 14 anos e jovens dos 15 aos 18 anos.

Além da concretização do seu próprio Circuito Matosinhos Jovem Liberty Seguros, a escola promove, também, provas de ciclismo integradas no calendário oficial da Associação de Ciclismo do Porto, sendo igualmente parceira de outras entidades desportivas na organização de eventos ciclísticos diversos, como é o caso do Mini BTT de Sobrosa – Paredes. O Desporto Escolar, da responsabilidade do Ministério da Educação - na sua vertente de ciclismo, conta também com a colaboração desta Escola na organização e posta em prática de várias provas.

A Escola de BTT Liberty Seguros Patocycles integra uma equipa de atletas de várias categorias (Benjamins, Iniciados, Infantis, Juvenis, Cadetes e Juniores) com participação em provas do calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo e diversas Associações e entidades organizadoras.

A apresentação da Escola de BTT Liberty Seguros Patocycles ADSL, em Matosinhos, decorreu ontem e contou com Pedro Ferraz, Presidente da ADSL a presidir à cerimónia e com as intervenções de Amândio Santos - Presidente da Associação de Ciclismo do Porto; Delmino Pereira - Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo; Rodrigo Esteves - Diretor de Marketing da Liberty Seguros; Francisco Araújo - Presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio e de José Guilherme Aguiar - Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos.

“Muitos foram os amigos do ciclismo que se juntaram à apresentação” salienta Pedro Ferraz, Diretor Desportivo da Escola de BTT Liberty Seguros Patocycles e Presidente da ADSL. “Aurora Cunha, Cândido Barbosa, responsáveis do Sport Ciclismo S. João de Ver, colaboradores e parceiros de negócio da Liberty Seguro e muitos pais e amigos dos jovens atletas juntaram-se à festa de celebração do início de mais uma época desportiva. A cerimónia terminou com um forte e caloroso aplauso dedicado a todos os atletas que orgulhosamente representam a camisola da Associação e muito têm feito para a dignificarem”.

Tendo como missão servir e complementar o crescimento saudável nos jovens em idades escolares, através da prática do BTT (Bicicleta Todo-o-Terreno) enquanto atividade ao ar livre, Pedro Ferraz, Diretor Desportivo da Escola de BTT Liberty Seguros Patocycles salienta que “Queremos que a Escola seja uma ferramenta privilegiada na formação das crianças e jovens como pessoas e como atletas, e estas sejam o veículo principal dessa mensagem para a comunidade. Sendo cada vez mais uma necessidade, a prática de um desporto saudável é inquestionável nestes tempos de agora.

Os apertados calendários escolares retiraram algum tempo á actividade física, queremos assim ser um parceiro importante na possibilidade de oferecer uma actividade diferente em contexto escolar tendo já tido experiências muito enriquecedoras no Concelho de Matosinhos. Com a Liberty Seguros como nossa parceira e patrocinadora, a possibilidade de chegar mais longe nesse objectivo torna-se mais fácil e motiva-nos ainda mais para um maior e melhor trabalho. A Autarquia aqui também tem sido um parceiro excelente na colaboração e facultando-nos infra estruturas que nos ajudam e complementar os meios para a formação que pretendemos dar às nossas crianças e jovens, finalizando na Patocycles que com o seu apoio em equipamento desportivo é a peça final que coloca em movimento este projecto ADSL que se vem afirmando no panorama de formação de ciclismo em Portugal.”

Guilherme Aguiar, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos afirma, a propósito do objeto final desta escola que, “na atual conjuntura, a prática desportiva é cada vez mais um fator de sustentabilidade do crescimento intelectual, cívico e físico dos nossos jovens, mas também um meio privilegiado de coesão e inclusão social. É em instituições desportivas como esta e em parcerias com o meio empresarial que as desigualdades, sejam elas quais forem, se esbatem significativamente e permitem acreditar que as gerações do futuro estarão preparadas para todos os desafios sociais. Por isso, o Município de Matosinhos, enquanto expressão política da comunidade, não poderia deixar de se associar a este desafio tão aliciante e meritório.”

O apoio da Liberty Seguros neste projeto está integrado na sua política corporativa para a promoção do desporto na comunidade, especialmente junto das camadas mais jovens. Rodrigo Esteves, Diretor de Marketing da Liberty Seguros, salienta sobre este propósito que “faz parte da nossa política enquanto empresa socialmente responsável, a promoção do desporto na sociedade, sobretudo ao nível dos mais jovens. Cada vez mais é importante combater os níveis de sedentarismo junto desta camada da população e fomentar o crescimento saudável nos jovens em idades escolares, através de uma vida ativa. A Liberty Seguros tem vindo a desenvolver diversas iniciativas ao nível da prática do ciclismo, e a Escola de BTT Liberty Seguros Patocycles ADSL é mais um projeto nesse âmbito ”.

Carlos Sousa, Gerente do Espaço Liberty Seguros em Matosinhos, concluiu na sua intervenção que “é com enorme orgulho que vejo o envolvimento da Liberty Seguros numa iniciativa como esta, que pretende contribuir para uma vida cada vez mais saudável dos nossos jovens, através da promoção da prática desportiva. ”