01 Março 2013
Apresentação das Equipas Liberty Seguros/Santa Maria da Feira/KTM para a temporada do ciclismo português
O Sport Ciclismo de São João de Ver, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Liberty Seguros apresentaram ontem, em conferência de imprensa, as Equipas Liberty Seguros/Santa Maria da Feira/KTM do Sport Ciclismo São João de Ver que vão marcar a nova temporada da modalidade em todos os escalões.

A cerimónia de apresentação das novas Equipas contou com a presença de Fernando Vasco da Costa, presidente do Sport Ciclismo de São João de Ver, Emídio Sousa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Rodrigo Esteves, diretor de Marketing da Liberty Seguros, Delmino Pereira, presidente da UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo, Pedro Castanheira, Diretor Comercial da KTM e Manuel Correia, Diretor Desportivo do Sport Ciclismo São João de Ver.

À semelhança das edições anteriores, a Liberty Seguros é o principal patrocinador das Equipas do Sport Ciclismo São João de Ver. A seguradora pretende, através deste seu apoio, fomentar o crescimento desportivo dos atletas num ciclismo “limpo” e o respeito pelos princípios da ética desportiva, tendo prevista a realização ações de formação sobre substâncias dopantes e suas consequências, bem como o reforço da sua aposta no ciclismo nas escolas de formação. Esta equipa tem contribuído para a formação dos novos valores do ciclismo Português, dos quais fazem parte Filipe Cardoso, António Amorim, André Cardoso, Rui Costa, Vitor Rodrigues, Luís Pinheiro, Edgar Pinto e Ricardo Vilela.

Emídio Sousa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, salientou durante a apresentação que “o Sport Ciclismo de S. João de Ver é hoje uma referência desportiva, com um palmarés sobejamente reconhecido. É, também, um agente de formação, uma escola de vida para os jovens atletas que transmite os verdadeiros valores da sociedade -justiça, verdade, ética e solidariedade -fazendo destes jovens verdadeiros homens, dando-lhes “fibra” para serem vencedores. Parabéns ao Sport Ciclismo de S. João de Ver pela coragem e forma empreendedora com que abraçaram este projeto desportivo e uma palavra especial, também, para a Liberty Seguros e para a KTM, pelo facto de, prontamente, terem acarinhado este projeto, assumindo o patrocínio das suas equipas. Sem estes dois importantes patrocínios não seria possível a manutenção de um projeto destes em Santa Maria da Feira”.

Fernando Vasco Costa, Presidente do Sport Ciclismo São João de Ver, frisou na sua intervenção que, “o Sport Ciclismo de S. João de Ver afirma-se como uma verdadeira escola de valores e ao termos a Liberty Seguros como principal patrocinador é um privilégio e uma enorme responsabilidade, pois gostamos de trabalhar com os melhores, com união, ética, esforço, paixão e responsabilidade pelo nível de profissionalismo da equipa Liberty Seguros e pela nossa luta, de todos os dias, de queremos um desporto limpo, sempre pela proteção dos valores da vida”.

Rodrigo Esteves, diretor de Marketing da Liberty Seguros, salientou durante a conferência de imprensa que é “uma grande satisfação e motivo de grande apreço o trabalho que o Sport Ciclismo de São João de Ver tem feito, ao nível da consciencialização dos futuros ciclistas, para a importância de terem práticas desportivas baseadas na ética, no rigor, no trabalho árduo e no espírito de grupo, cujos resultados estão à vista de todos, com os ciclistas que saem deste clube a encontrarem no seio das melhores equipas internacionais um futuro que em Portugal jamais seria possível”, acrescentando que “é em clubes como este, em pessoas como as que fazem parte deste clube e nos ciclistas como os que fazem a sua formação desportiva em clubes como este que está o futuro do ciclismo”.

“Saúdo o Sport Ciclismo São João de Ver, alforge de grandes valores do ciclismo português, instituição dinâmica e emprenhada no desenvolvimento do ciclismo, numa região de gente que ama a modalidade. Além do meritório trabalho nos escalões de formação, este Clube feirense tem a Volta às Terras de Santa Maria. Assinalo com particular satisfação a parceria entre o SCSJV e a Liberty Seguros, uma das marcas de referência no patrocínio do ciclismo português, para colocar de pé a corrida este ano”, referiu Delmino Pereira, presidente da UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo, durante o evento de apresentação.

Pedro Castanheira, Diretor Comercial da KTM, referiu a propósito desta iniciativa que “é com enorme prazer que abraçámos o projeto de apoio à equipa de Ciclismo S. João de Ver. O orgulho de associar uma marca com a dimensão da KTM a uma equipa com o prestígio do Sport Ciclismo S.João de Ver é, sem sombra de dúvida, uma aliança forte e que certamente será frutuosa para ambas as partes”, reforçando ainda que “em termos humanos, temos a certeza que nos aliámos a uma estrutura do melhor que existe a nível nacional, uma entidade que respeita os valores éticos do desporto, que tem como prioridade a formação de atletas do ponto de vista desportivo, mas também humano e social”.

No decorrer desta conferência foi apresentado também o 5º Grande Prémio Liberty Seguros – Volta às Terras de Santa Maria, prova que se realiza entre os dias 18 e 21 de Abril e que este ano conta, pela primeira vez, com a organização do Sport Ciclismo São João de Ver e, ainda, as IV Jornadas de Medicina Desportiva no Ciclismo que decorrerão em simultâneo, no dia 20 de Abril, e que nesta edição terão como principal orador o presidente da Autoridade Anti Dopagem de Portugal (ADoP), Luís Horta.

Ambas as iniciativas, organizadas pelo Sport Ciclismo São João de Ver, têm a parceria da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Liberty Seguros como principal patrocinador. Na conferência foi apresentada a prova, bem como os equipamentos para a nova época e os atletas do clube (constituição das equipas em anexo).

Na ocasião, a Liberty Seguros fez o anúncio oficial da sua parceria e patrocínio ao corredor David Rosa – primeiro atleta olímpico português na modalidade do Ciclismo - Cross Country Olímpico e, Tetra-Campeão Nacional XCO Elite).

A marca reforça e consolida, através deste patrocínio desportivo ao atleta, a defesa dos valores intrínsecos à própria marca: o da superação pessoal perante os desafios do percurso, com base na prática ética e leal do desporto, através do compromisso com o trabalho incessante, o esforço e empenho como condição essencial para alcançar o sucesso.

David Rosa tem 26 anos de idade e, em 2012, garantiu a primeira presença portuguesa nos jogos olímpicos na modalidade de XC, em Londres, ficando em 23º lugar, tendo sido campeão nacional de XCO no mesmo ano e terminado em 39º lugar o campeonato do Mundo, obtendo assim a melhor marca de um português também nessa competição.