21 Abril 2013
5º Grande Prémio Liberty Seguros termina em festa
Milhares de pessoas assistem à vitória de César Fonte no Castelo de Santa Maria da Feira. Délio Fernandez foi o grande vencedor.

Incerteza até ao risco no 5.º Grande Prémio Liberty Seguros-Volta às Terras de Santa Maria. A alta velocidade e com impressionante banho de multidão, os 93 corredores que alinharam à partida na última etapa (21 Abril) para o exigente Circuito do Castelo da Feira deram espetáculo, com o galego Delio Fernandez, OFM-Quinta da Lixa a destronar do trono o também espanhol Raul Alarcón, Louletano Dunas Douradas.

O galego Délio Fernandez (OFM-Quinta da Lixa), segundo classificado nesta etapa de 90 quilómetros, acabou por arrebatar a camisola amarela a Raul Alarcón (Louletano-Dunas Douradas) e por ser o vencedor da corrida. Rafael Reis (Seleção Nacional/Liberty Seguros) venceu a classificação dos Sub-23.

A emoção que percorreu toda a corrida manteve-se até final, sendo apenas na derradeira subida que a etapa e o Grande Prémio se decidiram. César Fonte foi o melhor na luta a três pela tirada, completando o percurso em 2h14m15s, à média de 40,223 km/h. Com o mesmo tempo chegaram dois espanhóis da OFM-Quinta da Lixa, Delio Fernández e Eduard Prades.

Feitas as contas da classificação geral, Delio Fernández triunfou, deixando o compatriota Luis Mas (Burgos-BH) na segunda posição, a 11 segundos. O terceiro classificado foi Eduard Prades, a 17 segundos.

Sem argumentos para acompanhar os melhores no último dia da competição, o anterior camisola, Raul Alarcón), amarela caiu para o quinto lugar, a 32 segundos do vencedor. Rafael Reis (Seleção Nacional) dominou a classificação dos sub-23 desde o primeiro dia. Reis concluiu a sua participação em grande estilo, sendo o melhor sub-23 também nesta quarta etapa, em que foi o sétimo classificado.

Na geral da juventude, o segundo e o terceiro foram dois corredores da Liberty Seguros/Feira/KTM, Frederico Figueiredo e David Rodrigues, respetivamente. Délio Fernández juntou à camisola amarela a camisola dos pontos e a sua equipa venceu coletivamente. Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte) foi o melhor trepador da prova e Eduard Prades conquistou a classificação das metas volantes.

Classificação da 4.ª etapa:

1.º César Fonte, Efapel-GlassDrive, 2h,14m,15s
2.º Délio Fernandez, OFM-Quinta da Lixa, m.t.
3.º Eduard Prades, OFM-Quinta da Lixa, m.t.

Geral Individual:
1.º Délio Fernandez, OFM-Quinta da Lixa, 8h,40m,14s
2.º Luís Mas Bonet, Burgos BH, a 11s
3.º Eduard Prades, OFM-Quinta da Lixa, a 17s
4.º César Fonte, Efapel-GlassDrive, a 24s
5.º Raul Alarcón Garcia, Louletano Dunas Douradas, a 32s

Geral Equipas Elites:
1.º OFM-Quinta da Lixa, 25h,25m,01s
2.º Efapel-GlassDrive, a 9s
3.º LA Alumínios Antarte, a 21s

Geral Equipas Sub 23:
1.º Liberty Seguros-Feira-KTM, 25h,27m,28s
2.º Anicolor-Mortágua, 25h,28m,47s
3.º Maia-Bicicletas Andrade, 25h,46m,31s

Todas as informações em: www.ciclismosjver.com