23 Abril 2013
4.as Jornadas de Medicina Desportiva no Ciclismo
Decorreram recentemente, em Santa Maria da Feira, as 4.as Jornadas de Medicina Desportiva no Ciclismo, iniciativa organizada pelo Sport Ciclismo S. João de Ver que conta com o apoio da Liberty Seguros como principal patrocinadora. A iniciativa contou com a participação de vários especialistas nas áreas da Medicina Desportiva, Educação Física, Enfermagem de Reabilitação e Psiquiatria.

A 4ª Edição das Jornadas de Medicina Desportiva no Ciclismo abriu com a intervenção de Ricardo Senos, responsável pelo Planeamento e Gestão Desportiva da equipa Liberty Seguros-Feira-KTM Sub 23 e de vários corredores profissionais, como Filipe Cardoso e Marco Cunha, Efapel-GlassDrive, Luís Afonso, Rafael Silva, vencedor da Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, entre outros.

Estas Jornadas fazem parte do programa de fomento ao crescimento desportivo dos atletas num Ciclismo “limpo”, pautado pelos princípios da ética desportiva livre de substâncias proibidas e nocivas e que, nesta edição, tiveram como principal orador o presidente da Autoridade Anti Dopagem de Portugal (ADoP), Luís Horta, na abordagem do tema “Estratégia do Passaporte Biológico em Defesa do Praticante Desportivo”.

Na sua intervenção, Luís Horta elogiou a organização e a pertinência destas Jornadas, salientando que “o Ciclismo é a modalidade mais controlada em Portugal, mas que é responsabilidade de todos afirmarmos uma modalidade limpa e sem doping para garantir a sua sustentabilidade, através dos patrocinadores".



Fizeram parte do programa deste debate a problemática do “Jogo do Doping”, introduzida pelo psiquiatra João Alcafache, assim como outras questões importantes relacionadas com a “Avaliação de Indicadores Fisiológicos e Planificação do Treino do Ciclista”, da autoria de Ricardo Senos, especialista em Educação Física e Treino de Alto Rendimento Desportivo de Crianças e Jovens, com a “Queda … O que posso fazer?”, apresentada por Vasco Miguel Costa, pós-graduado em Medicina desportiva, médico da 74ª Volta a Portugal em Bicicleta e por Helder Ferreira, enfermeiro especialista em reabilitação no Desporto e ligado à Volta em Portugal em Bicicleta, e com a “Traumatologia da Cintura Escapular … O que posso fazer?”, tratada pelo médico ortopedista André Pinto.

Estiveram presentes nestas Jornadas, que contam com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da Federação Portuguesa de Ciclismo, comissários, corredores e diretores desportivos.