03 Maio 2013
4ª Corrida & Caminhada Solidária Liberty Seguros foi oficialmente apresentada
A 4ª Corrida & Caminhada Solidária Liberty Seguros foi ontem apresentada aos meios de Comunicação Social, dando a conhecer as especiais novidades que se destacam nesta quarta edição. A prova – que se irá realizar no próximo dia 12 de Maio, pelas 10H30m, na Póvoa de Varzim – conta já com a inscrição de 3000 participantes, prevendo-se que seja um dos maiores eventos saudáveis do ano a reunir várias gerações nesta cidade.

Na ocasião estiveram presentes o Vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Engº Aires Pereira, o Diretor da Runporto, Jorge Teixeira, o gerente do Espaço Liberty Seguros da Póvoa de Varzim, Armando Jorge, Miguel Fernandes, em representação da Casa do Regaço, Maria do Céu Santos, mentora do projeto “Casa da Ritinha”, e os “embaixadores” da Liberty Seguros, Aurora Cunha e Cândido Barbosa, que este ano são os “padrinhos” do evento.

A 4ª Corrida & Caminhada Solidária Liberty Seguros, organizado pela Runporto com o alto patrocínio da Liberty Seguros, terá este ano como ponto de partida e de chegada a Rua Varzim Sport Clube.

A Liberty Seguros, enquanto patrocinadora oficial desta prova, cumpre pelo quarto ano consecutivo, uma missão solidária com a sua realização: o valor angariado com as inscrições (três euros por participante) reverte a favor da Fundação Filos – “Casa da Ritinha” e da Casa “O Regaço” (um euro e cinquenta cêntimos para cada instituição).

Este ano, a prova percorre dez quilómetros, na versão “corrida”, e cinco quilómetros, na versão “caminhada”, ao longo dos principais pontos de interesse turístico da cidade. Para fazer a inscrição na prova basta aceder ao site da entidade organizadora em www.runporto.com.

Este evento desportivo pretende reunir atletas de alto rendimento – Jéssica Augusto e Rui Silva já confirmaram a sua presença - e praticantes da área do lazer, de todas as idades, numa iniciativa que visa promover um estilo de vida saudável entre várias gerações, ao mesmo tempo que promove e incute o espírito de solidariedade entre todos os participantes, já que as receitas resultantes das inscrições revertem na íntegra para Fundação Filos – “Casa da Ritinha” e da Casa “O Regaço”.

Durante a apresentação da prova foi anunciada a realização da quinta edição que, em 2014, terá lugar na cidade de Paredes.

O Vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Eng. Aires Pereira, enalteceu a 4ª Corrida & Caminhada Solidária Liberty Seguros, enquadrando-a no lema da “Cidade Amiga” que caracteriza a tradição da cidade da Póvoa de Varzim na área do associativismo, contando atualmente com mais de 600 Associações.

Rodrigo Esteves, Diretor de Marketing da Liberty Seguros, a propósito desta importante prova destaca que “pelo quarto ano consecutivo, a companhia volta a apoiar a organização desta iniciativa porque as razões que estão adjacentes à sua realização - aposta na prática de um estilo de vida saudável, o convívio entre gerações e o espírito de solidariedade - marcam a diferença neste evento”. Para o responsável, iniciativas desta natureza constituem para a Liberty Seguros “uma forma de cultivar um espírito positivo e saudável junto de todos os participantes, apoiando quem precisa de continuar a lutar e a sonhar por um mundo melhor”.

Durante a sua intervenção, Jorge Teixeira, Diretor da Runporto, confirmou dois dos nomes mais importantes do atletismo nacional que vão estar presentes nesta prova – Jéssica Augusto e Rui Pedro Silva – e agradeceu à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim o apoio solidário prestados às instituições apoiadas com esta iniciativa.

A propósito da 4ª Corrida & Caminhada Solidária Liberty Seguros, o responsável da Runporto salientou que “a solidariedade não é uma palavra vã, estando de facto muito presente neste evento, sobretudo ao nível da divisão dos recursos que se pretendem angariar: a Fundação Filos - Casa da Ritinha e a Casa “O Regaço” foram as duas causas escolhidas para serem apoiadas com a totalidade dos fundos angariados com as inscrições da prova. É de louvar a forma como a Liberty Seguros, através deste evento, consegue, mesmo em tempo de crise, abrir o leque de ajudas e apoiar duas nobres causas. Tenho muito orgulho em organizar este magnífico evento, prometendo da parte da Runporto, empresa que lidero, uma vez mais todo o empenho no sentido de que esta 4ª. Corrida e Caminhada Solidária Liberty Seguros seja um enorme sucesso, quer no número de participantes como no valor que possamos angariar”.

Em representação da Casa do Regaço, Miguel Fernandes agradeceu à Liberty Seguros, aos “padrinhos” do evento (Aurora Cunha e Cândido Barbosa) e à Câmara da Póvoa de Varzim todo o apoio prestado nesta iniciativa, referindo a sua importância para uma instituição como aquela que representa e que conta com sete anos de funcionamento em prol do apoio permanente a 27 crianças.

Em nome do projeto da “Casa da Ritinha”, a sua mentora e também mãe da Rita, Maria do Céu Santos explicou os problemas que ocorreram durante o parto e que afetaram a fala, a visão e a locomoção da sua filha, permitindo-lhe apenas ouvir, razão pela qual colocou em prática um projeto que visa reunir apoios para construir uma casa térrea que permita à sua filha ter uma vida mais adequada às suas limitações motoras e que hoje são muito difíceis de contornar vivendo num último nadar de um prédio, com todas as dificuldades que isso significa.

Segundo Maria do Céu Santos, a “Casa da Ritinha” será um projeto que contempla uma casa aberta a todas as crianças como a Ritinha e pronta a dar apoio a todas as pessoas que têm ao seu cuidado familiares com dificuldades físicas, a médio e longo prazo.