02 Fevereiro 2016
5ª Corrida&Caminhada da Paz apresentada em Fátima
Após o sucesso das edições anteriores, realiza-se dia 28 de fevereiro em Fátima, a 5.ª edição da Corrida&Caminhada da Paz Liberty Seguros, uma iniciativa organizada pelo Grupo de Atletismo de Fátima (GAF) com o alto patrocínio da Liberty Seguros que assenta nos valores do Desporto e que visa promover em concreto o valor da Paz.

Aurora Cunha e David Rosa são os embaixadores Liberty Seguros desta Corrida/Caminhada, que incluirá o acendimento da tocha e um momento de invocação e de oração pela Paz a realizar na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima.

O evento foi oficialmente apresentado em Conferência de Imprensa esta semana, dia 2 de fevereiro no Estádio Municipal de Fátima. A presidir na apresentação esteve Joel Mariano, presidente da Direção do Grupo de Atletismo de Fátima (GAF), associação desportiva que promove a iniciativa e para a qual revertem as verbas obtidas com as inscrições. A Organização espera alcançar 5.000 inscrições. O presidente do GAF destacou os principais valores que norteiam a ação, a cumprir a quinta edição: a paz e a solidariedade.

“O apelo e a oração pela paz no mundo e no coração das pessoas é um dos objetivos da Corrida/Caminhada da Paz, já que a Paz é um valor intemporal, sempre urgente e necessário. Vale a pena caminharmos e corrermos pela Paz", afirmou Joel Mariano, acrescentando que "o desporto, o diálogo, a entreajuda e a oração são também caminhos de construção da Paz”.
O outro propósito é o da solidariedade, já que as receitas obtidas com as inscrições nesta iniciativa revertem na íntegra para o Grupo de Atletismo de Fátima: “São fonte importante de receitas para esta associação, que movimenta atualmente 135 crianças e jovens da região na prática do Desporto, com provas dadas em termos desportivos e humanos”.

Joel Mariano antecipou ainda que a novidade da V edição será a presença na Caminhada da Paz de alguns dos atletas que representarão Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto deste ano. “Estamos a trabalhar de forma muito próxima com o Comité Olímpico de Portugal e com a Comissão de Atletas Olímpicos para que tudo possa ser preparado da melhor forma”, disse.

Presente na conferência de Imprensa, o atleta fatimense David Rosa referiu que a Corrida/Caminhada da Paz Liberty Seguros “é o maior evento de Fátima e arredores, tem vindo a aumentar índices de participação”. David Rosa considera a Caminhada “de importância do ponto de vista desportivo e social”, e, por isso, “um evento essencial”.

Para Aurora Cunha, consagrada atleta portuguesa, embaixadora da Corrida/Caminhada da Paz, “é um prazer e um orgulho estar aqui mais um ano neste evento solidário”. Embaixadora Liberty Seguros desde a primeira edição, Aurora Cunha referiu que este evento “já faz parte de Fátima”. Destacou ainda que os valores que a Corrida/Caminhada da Paz Liberty Seguros promove são atuais. “Vivemos momentos violentos a nível mundial. Porque não passar a mensagem de solidariedade? (…) Faço votos que a população esteja presente, até porque é a Caminhada da Família”.

José de Sousa, Presidente&CEO da Liberty Seguros, principal patrocinador da iniciativa desportiva e solidária, reiterou a importância da Corrida/Caminhada da Paz: “Este passou a ser um dos mais importantes eventos que nós (Liberty Seguros) temos ao longo do ano, e são muitos”. Reiterou também a sua ligação a Fátima, com o seu testemunho de vida, durante cerca de 40 anos emigrante e habitual peregrino do Santuário de Fátima. “A ligação a Fátima não é de há poucos anos, é uma ligação perdura há muitos. Há pelo menos 40 anos que estou intimamente ligado a Fátima, desta forma intensa e profunda, espiritual”, recordou para vincar que, por isso, e pelo valor da paz que a Corrida/Caminhada promove, o GAF contará sempre, “de forma irrestrita”, com o apoio da Liberty Seguros nesta ação.

“É uma das iniciativas mais importantes para a Liberty Seguros hoje em dia, que vamos continuar a apoiar com toda a força da nossa alma e do nosso espírito”, disse José de Sousa.

Em declarações aos jornalistas sobre esta iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, sublinha “cada vez ser maior o número de pessoas que quer dizer 'presente' neste evento”. “É um evento que não tem características desportivas na Caminhada, embora as tenha na Corrida, mas tem na Caminhada características absolutamente fundamentais do nosso ponto de vista, enquanto promotores de Fátima como centro mundial da paz, da espiritualidade, da tolerância e do diálogo multicultural".

Informações / Inscrições - GAF: inscricoes@gaf.org.pt | 249 532 251 | 914 301 064