01 Março 2016
5ª Corrida & Caminhada da Paz Liberty Seguros
A 5ª Corrida & Caminhada da Paz Liberty Seguros realizou-se no passado dia 28 de fevereiro, em Fátima com cerca de 5000 participantes premiando assim o esforço desenvolvido pelos promotores e patrocinadores, que desta vez deram à prova um âmbito nacional.

“Foi um evento espetacular, pleno de emoção e alegria, que muito orgulhou a Liberty Seguros e nos deu a certeza de estarmos a contribuir para uma iniciativa que já cativou uma enorme adesão popular”, disse Rodrigo Esteves, Diretor de Marketing da Liberty Seguros no final da quinta edição desta prova.

Refira-se que Ana Cabecinha, Susana Feitor e David Rosa, três dos atletas que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto desde ano, associaram-se a esta iniciativa organizada pelo Grupo de Atletismo de Fátima (GAF). Paulo Murta, treinador olímpico, esteve também em Fátima, bem como Aurora Cunha, a embaixadora Liberty Seguros na Corrida e Caminhada da Paz desde a primeira edição, que assim voltou a juntar-se ao numeroso grupo de participantes.

Os números oficiais finais foram os seguintes: 505 atletas, federados e não federados, participaram na Corrida, tendo concluído a prova 478.
Os resultados podem ser consultados na página oficial na Internet: www.caminhadadapaz.com.
Em relação à Caminhada, foram cerca de 5000 os participantes, de todas as idades e vindos de várias regiões do país.

A manhã começou cedo, com o acendimento da tocha olímpica, emprestada pela Federação Portuguesa de Atletismo, na Capelinha das Aparições. Seguiu-se a abertura oficial, no Estádio Municipal de Fátima, com a saudação dos participantes pelas principais entidades envolvidas na organização: o Grupo de Atletismo de Fátima, a Junta de Freguesia de Fátima, a Câmara Municipal de Ourém e o patrocinador principal, a Liberty Seguros.

A Corrida e Caminhada da Paz, tendo cariz desportivo e solidário, já que as verbas obtidas revertem para o Grupo de Atletismo de Fátima, assumiu desde a primeira edição outras vertentes, por forma a enriquecer a experiência e participação de todos os envolvidos, com música, dança e animação.

Um dos momentos emblemáticos desta ação que alia o valor do Desporto aos da Paz e da solidariedade foi, de novo, a paragem do grupo de caminhantes na Capelinha das Aparições, onde, este ano, sob a coordenação do capelão e diretor do Serviço de Pastoral Litúrgica do Santuário de Fátima padre Sérgio Henriques, se evocou e rezou pela paz no mundo e no coração das pessoas.

A data da sexta edição foi anunciada na saudação inicial do presidente do GAF: “Em 2017, a 6ª Corrida e Caminhada da Paz Liberty Seguros será a 26 de março. Estaremos no ano do Centenário das Aparições de Fátima. A Corrida e Caminhada da Paz será o contributo do Grupo de Atletismo de Fátima para a comemoração deste importante momento da história da nossa terra”. “Aproveito e lanço um desafio: que em 2017 cada um se comprometa a trazer, pelo menos mais um amigo! Se assim for seremos pelo menos o dobro!”, pediu Joel Mariano.