29 Março 2016
João Correia primeiro na Tunísia
João Correia, o primeiro atleta português a ganhar uma medalha internacional para o atletismo em cadeira de rodas, participou este fim de semana no 10º Meeting Internacional de Tunes, na Tunísia classificando-se em primeiro lugar na classe T51 e 2.º na geral.

“Consegui mais uma vez superar-me e não podia estar mais feliz. Parti de Lisboa, cansado, após ter ajudado na organização de mais uma Meia Maratona de Lisboa, onde foram batidos dois Recordes Mundiais, na prova em cadeira de rodas. Cheguei à Tunísia com duas queimaduras de fricção de grau 2 que levaram os médicos da organização da prova a recomendarem que não competisse e a cadeira de competição ficou danificada na viagem entre o hotel e a pista. Mas nada disto me fez desistir!” afirma João Correia.

Após cerca de 10 anos de ausência devido a lesão, o atleta paralímpico está a ter um ano em cheio já tendo assegurado a presença no Campeonato da Europa de Atletismo Adaptado, que decorrerá em Grosseto, na Itália, entre 10 a 16 de junho.
“O principal objetivo foi alcançado: a confirmação da minha classe funcional, um dos requisitos necessários para poder participar nas próximas competições internacionais pela seleção nacional” continua o atleta.

Nos próximos dois meses o atleta, embaixador Liberty Seguros, tem várias competições já agendadas, com vista a preparação do Campeonato da Europa de Atletismo.

João Correia nasceu em 1983 e, aos dois, anos, sofreu um acidente que o deixou numa cadeira de rodas. Em 1991, começou a praticar desporto, tendo-se tornado no primeiro atleta português a ganhar uma medalha internacional, para o atletismo em cadeira de rodas. Atualmente estava a lutar pelo apuramento para o Europeu e espera apurar-se para os Jogos Paraolímpicos que terão lugar no Rio de Janeiro.