06 Novembro 2016
Record Solidário Liberty Seguros - Maratona do Porto
13.ª Maratona do Porto - Recorde Solidário Liberty Seguros

50% VALOR DO RECORDE ABSOLUTO DA MARATONA DO PORTO REVERTE PARA GECCP

Este ano, pelo segundo ano consecutivo a Liberty Seguros, em parceria com a Runporto, lançaram o desafio Record Solidário aos participantes da Maratona do Porto para baterem o recorde do tempo da prova e do mundo na Maratona.

O Recorde Liberty Seguros é uma iniciativa que pretende distinguir o esforço e a capacidade de superação do atleta que conseguir bater o recorde desta prova e simultaneamente apoiar o Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP), que ganhará desta forma, uma capacidade acrescida para dar continuidade ao trabalho que tem desenvolvido até ao momento de sensibilizar a população para os sintomas, fatores de risco e formas de prevenção do cancro de cabeça e pescoço, uma doença que mata 3 portugueses por dia.

Se o recorde absoluto da Maratona do Porto for batido, a Liberty Seguros tem um prémio monetário no valor de 10.000€ para entregar, em partes iguais, ao atleta vencedor e ao GECCP. Caso seja batido o recorde do Mundo, o valor do prémio aumenta para 50.000€ e é distribuído da mesma forma.

“Para o GECCP é uma honra ser a entidade selecionada a apoiar com o Projeto Record Solidário, caso seja batido algum recorde na Maratona do Porto. Temos consciência que os recordes são sempre difíceis de bater, mas como os recordes são feitos para ser batidos, quem sabe, este ano, possam ser atingidos”, refere Ana Castro, Presidente do GECCP.

Rodrigo Esteves, diretor de Marketing da Liberty Seguros, explica que “Este ano, mais uma vez, assumimos a responsabilidade de ser a Seguradora oficial da Maratona do Porto, sendo os patrocinadores da vertente dos 15 km, a Family Race Liberty Seguros num grande evento que temos acompanhado ao longo dos últimos e que tem tido a capacidade de trazer as famílias para o desporto e para a prática de hábitos de vida saudáveis. Esta aposta no desporto para além de possibilitar estar ao lado de milhares de pessoas que saudavelmente participam nas provas tem permitido também apoiar importantes causas sociais como é a do GECCP e que apoiamos este ano através da iniciativa “Record Solidário Liberty Seguros Maratona do Porto” que alia a alta competição à solidariedade."

A 13.ª Maratona do Porto realiza-se a 6 de novembro e conta com três provas: a Maratona do Porto, com 42,195 km, a Family Race, com 15 km e a Fun Race, uma caminhada com a distância de 6 km destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos.

Sobre o GECCP:
O GECCP foi criado em 20 de Julho de 2010, com o objectivo de promover, apoiar, colaborar e/ou realizar iniciativas de carácter formativo e educacional, técnico, científico, investigacional, deontológico e ético no âmbito dos tumores de Cabeça e Pescoço. Um dos objectivos do GECCP passa por promover comportamentos saudáveis e a prevenção de doenças como o Cancro de Cabeça e Pescoço que está, entre outros fatores, ligada ao consumo de álcool e tabagismo. Mais informações sobre o GECCP em facebook.com/cancrodecabecaepescoco e www.geccp.pt

Sobre o Cancro de Cabeça e Pescoço:
O cancro de cabeça e pescoço é uma maneira de descrever qualquer cancro que é encontrado na região da cabeça ou pescoço, incluindo dentro da boca e língua (cavidade oral), garganta (faringe) e a caixa da voz (laringe), excluindo os olhos, cérebro, ouvidos ou esófago. Este tipo de cancro começa geralmente em células escamosas que revestem as superfícies húmidas, da mucosa dentro da cabeça e pescoço: por exemplo, dentro da boca, nariz e garganta.

Números da doença:
• O cancro de cabeça e pescoço é o sétimo mais comum em todo o mundo, afetando 686.000 pessoas.
• Só na Europa, estima-se que existam cerca de 143.000 casos de cancro de cabeça e pescoço, ocorrendo mais de 68.000 mortes em cada ano.
• O cancro de cabeça e pescoço é uma doença que em Portugal mata três portugueses por dia, sendo 85% das vítimas fumadores ou ex-fumadores.
• Todos os anos, são diagnosticados entre 2.500 e 3.000 novos casos de cancro de cabeça e pescoço em Portugal.
• Em Portugal, os carcinomas da cabeça e do pescoço são a 4ª patologia com maior incidência em indivíduos do sexo masculino, isto se agruparmos as diferentes localizações (laringe, faringe, cavidade oral e nasofaringe).
• Aproximadamente 60 % das pessoas com cancro de cabeça e pescoço apresentam a doença em estadio avançada no momento do diagnóstico o que compromete muito o seu prognóstico.
• Aproximadamente 60% das pessoas diagnosticadas em estádio avançado vai morrer da doença no prazo de cinco anos.
• Os homens são duas a três vezes mais propensos a desenvolver cancro de cabeça e pescoço, embora esteja a aumentar a incidência em mulheres;
• O cancro de cabeça e pescoço é mais comum em pessoas acima dos 40 anos, mas recentemente tem vindo a assistir-se a um aumento do desenvolvimento da doença em pessoas mais jovens.
• Estimativas para 2020 indicam que a incidência do cancro de cabeça e pescoço aumentará 30%, devido ao crescimento e envelhecimento da população mundial.

Sobre a Liberty Seguros:
A Liberty Seguros está presente, em Portugal, desde 23 de maio de 2003, com a aquisição da antiga Europeia ao grupo Suíço Credit Suisse. A Liberty Seguros conta com oito décadas de experiência, aliada à dedicação de cada um dos seus 510 Colaboradores, na procura de melhores soluções de proteção para as famílias portuguesas, os particulares e para as micro, pequenas e médias empresas. Em Portugal, a Companhia conta com uma vasta rede de Espaços Liberty Seguros e escritórios de Agentes de Seguros, aliados estrategicamente à Companhia, através dos quais se oferece uma ampla gama de produtos e serviços que permitem aos Clientes usufruir de uma Vida mais segura e protegida. Mais sobre a Liberty Seguros em http://www.libertyseguros.pt.