Equipa TrialPortugal
Equipa TrialPortugal.net

A Liberty Seguros apoia a equipa Trialportugal.net na época desportiva 2017. A equipa conta com os atletas mais conceituados de Trial Bike a nível nacional e com a Liberty Seguros como Seguradora Oficial.

João Sousa, Daniel Sousa, Pedro Araújo e Luís Araújo são os atletas que constituem a Trialportugal.net, uma equipa jovem e aguerrida, que conta já com diversos títulos e experiências de excelência, das quais se destaca um lugar na finalíssima do programa televisivo “Portugal Tem Talento” e os mais altos títulos nacionais.
  • João Sousa é PENTA Campeão Nacional e está constantemente à procura de novas vitórias.
 
  • Daniel Sousa, sonhador e pragmático. A elevada técnica sobre a bicicleta, só é comparável à entrega e à dedicação que impõe em todos os eventos.
 
  • Pedro Araújo gosta de misturar o desporto de alta competição com as artes urbanas. O resultado é fantástico!
 
  • Luís Araújo é o benjamim da equipa e está sempre disponível para aprender. Adora treinar e desfrutar a sua bicicleta ao máximo.

A génese do projeto
A Trialportugal.net nasceu da vontade de divulgar e enaltecer o Trial Bike em Portugal. Os elementos que constituem a equipa já há muito que se empenham por evoluir esta vertente do ciclismo em Portugal, contudo, foi em meados de 2009 que decidiram unir-se e criar a trialportugal.net.

TÍTULOS DESPORTIVOS
2009 - 2010 - 2011 - 2012 - 2013 - 2014 - 2015
6 CAMPEONATOS NACIONAIS - 7 TAÇAS DE PORTUGAL
Categoria Elite, Federação Portuguesa de Ciclismo

Em que consiste o Trial Bike?
O Trial Bike é uma vertente do ciclismo cujo principal objectivo é a transposição dos mais variados obstáculos, sobre uma bicicleta e dentro de um tempo limite. Trata-se de um desporto muito completo, quer sob o ponto de vista físico, quer psicológico, visto que nos momentos que antecedem as competições devem ser estudados os percursos e definidas as estratégias de transposição. O Trial em bicicleta surgiu em Portugal há cerca de 25 anos, principalmente por intermédio dos pilotos que praticavam Trial em mota.

A ACADEMIA trialportugal.net conta com um espaço online disponível para esclarecer dúvidas sobre esta vertente desportiva, assim como com um espaço físico, onde os elementos da equipa transmitem as dicas imprescindíveis a uma evolução mais acelerada.

Para mais informações visite o website www.trialportugal.net ou aceda a http://www.facebook.com/trialportugal e acompanhe todas as emoções desta espetacular vertente do ciclismo.

Vídeos disponíveis através do Canal Trial Portugal.

UP STAIRS CHALLENGE 2017

O Up Stairs Challenge é uma iniciativa pioneira em Portugal, criada pela equipa Trial Portugal com o apoio da Liberty Seguros. Ao promover a subida de grandes edifícios em bicicleta, numa lógica de “degrau a degrau”, os atletas pretendem transmitir uma mensagem de superação das adversidades através da dedicação e do empenho.

Em todas as etapas João Sousa, atual Campeão Nacional de Trial Bike tentou superar o feito alcançado no ano passado, quando escalou 200 degraus do edifício PRIMAVERA, na cidade de Braga, em 4 minutos e 23 segundos.

1ª ETAPA > Escalada dos 12 andares do edifício sede da Liberty Seguros em Lisboa

João Sousa superou o desafio de subir em bicicleta os 251 degraus do edifício sede da Liberty Seguros, em Lisboa, sem nunca colocar os pés no chão ou desmontar a bicicleta durante a prova.
Para realizar a primeira etapa deste desafio desportivo, no edifício sede da Liberty Seguros o atleta precisou de 7 minutos e 7 segundos. Além de escalar as escadas, recorrendo a técnicas de Trial Bike, o atleta passou por algumas das áreas de trabalho dos colaboradores da seguradora, que o apoiaram na missão. No final, João Sousa mostrou-se satisfeito: “Foi uma prova difícil, são muitos andares. Mas tentei não pensar nisso. Foquei-me no objetivo e na motivação que fui recebendo de todas as pessoas que assistiram a esta prova. Muito obrigado a todos.
Aurora Cunha, ex-atleta olímpica, foi a madrinha desta ação que juntamente com Rodrigo Esteves, Diretor de Marketing da Liberty Seguros e Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, deu o mote para a partida do desafio. De seguida, Aurora Cunha acompanhou o atleta a pé ao longo dos 251 degraus e no final sublinhou o esforço físico e capacidade de trabalho, empenho, concentração e superação que a modalidade de escalada de edifício no melhor tempo possível exige.

2ª ETAPA > Subida dos 281 degraus do Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa

João Sousa superou o desafio ao subir de bicicleta os 281 degraus do Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa. Esta segunda etapa do UP Stairs Challenge, integrada na Candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, foi realizada em 11 minutos e 15 segundos e estabelece um novo record nacional.
Além de subir todos os degraus, recorrendo a técnicas do Trial Bike, o atleta passou por algumas das áreas de trabalho dos colaboradores da Câmara Municipal, que o apoiaram entusiasticamente na missão. No final, João Sousa mostrou-se satisfeito: “Foi um desafio muito exigente fisicamente, pois a dimensão e a acentuada inclinação destes degraus obrigaram-me a recorrer a muitas técnicas. Tentei focar-me no objetivo e na motivação que fui recebendo de todas as pessoas que assistiram a esta prova. Muito obrigado a todos.” Aurora Cunha, ex-atleta olímpica, madrinha desta ação, sublinhou o esforço físico e a perícia que este desafio exige.

3ª ETAPA > Cumprido o último e mais difícil desafio com subida dos 400 degraus em bicicleta na Câmara Municipal da Maia

Era o desafio mais exigente e esperado do Up Stairs Challenge 2017. João Sousa, penta campeão nacional de Trial Bike, conseguiu escalar em bicicleta os 400 degraus do edifício da Câmara Municipal da Maia, o maior edifício camarário em Portugal e o quinto mais alto do país.
Sem nunca colocar os pés no chão ou desmontar a bicicleta durante a prova, João Sousa chegou ao 20º andar do edifício em 12 minutos e 50 segundos, cumprindo assim um feito inédito. Ao longo do percurso, o atleta da equipa Trial Portugal recorreu a técnicas e manobras de Trial Bike, passando por áreas de trabalho dos colaboradores da autarquia, que lhe deram todo o apoio para cumprir o objetivo.
No final, João Sousa admitiu ter vivido um esforço sem precedentes: “Não sabia se ia conseguir, na verdade. Nunca tinha feito nada assim. Só foi possível cumprir este objetivo com o apoio de todos os que assistiram a este momento e à Liberty Seguros que acreditou neste projeto desde início. Muito obrigado!”
Aurora Cunha, ex-atleta olímpica, foi a madrinha desta ação desde o primeiro desafio, na sede da Liberty Seguros, em Lisboa. Tendo acompanhado os três desafios, deu os parabéns ao João Sousa pelo feito alcançado: “Foi espetacular o que tu conseguiste, João!”.

Com este último feito o Up Stairs Challenge 2017 chega ao fim. Para o ano há mais novidades!

Reveja aqui os vários momentos em filmeUp Stairs Challenge 2017:

• 1ª Etapa > Edifício Sede Liberty Seguros, 251 degraus

• 2ª Etapa > Edifício central da Câmara Municipal de Lisboa, 281 degraus

• 3ª Etapa > Câmara Municipal da Maia, 400 degraus