Liberty Seguros na Volta
90 ANOS DE VOLTA

O maior acontecimento desportivo do verão português e um dos maiores símbolos de identidade nacional regressa às estradas de 4 a 15 de agosto. A Volta a Portugal em Bicicleta, realizada a primeira vez em 1927, comemora 90 anos mas como todos os anos se renova está mais jovem do que nunca. A emblemática e marcante efeméride aumenta expetativas sobre a 79ª Volta a Portugal.

Após três anos consecutivos a receber o final da competição, Lisboa vai assistir desta vez à Grande Partida no coração da cidade enquanto Viseu, em plena Feira de S. Mateus, irá brindar aos vencedores. Entre o prólogo e o pódio de consagração pedalam-se 1626,7 km numa exigente e desafiante edição com 30 prémios de montanha e 27 metas volantes.
 
Palavra do Diretor de Prova, Joaquim Gomes

“Com uma primeira fase maioritariamente plana, cuja aparente facilidade será contrariada pela grande extensão das etapas e pelo, mais que certo, calor será, depois de Castelo Branco, que a “Volta” verdadeiramente fica mais dura orograficamente. Com a Beira Alta e Trás-os-Montes a massacrar a “Caravana” será em “Terras de Basto” que vai terminar esta fase na mítica Sr.ª da Graça. A segunda metade da prova é composta por etapas de Média/Alta dificuldade que vão exigir o máximo empenho físico e anímico dos protagonistas. Os finais em Viana do Castelo, Fafe e Santo Tirso podem proporcionar autênticas reviravoltas na classificação. A última fase, com início em Gondomar e ligação a Oliveira de Azeméis, num dia de média dificuldade que vai trazer oportunidades a muitos e, talvez, merecidas tréguas aos poucos eleitos que terão de se enfrentar na etapa Rainha, na Guarda, e, finalmente, na prova da verdade em Viseu. Em suma, a 79ª Volta a Portugal Santander Totta apresenta um percurso que permitindo o êxito parcial a ciclistas de distintas características se impõe pelas sucessivas dificuldades que, claramente, farão particular apelo a ciclistas completos com uma enorme capacidade de recuperação.”

Os Últimos Vencedores

No ano passado, a vitória de Rui Vinhas (W52/FC Porto) quebrou, novamente, a hegemonia espanhola: cinco anos depois do triunfo do algarvio Ricardo Mestre com as cores do Tavira-Prio, o vencedor da maior competição do ciclismo em Portugal. Camisola Amarela desde a terceira etapa, o corredor, natural de Sobrado-Valongo, foi o segundo português a inscrever o nome no troféu na última década.

2007 Xavier Tondo (Maia)
2008 David Blanco (Tavira)
2009 David Blanco (Tavira)
2010 David Blanco (Palmeiras Resort)
2011 Ricardo Mestre (Tavira-Prio)
2012 David Blanco (Efapel-Glassdrive)
2013 Alejandro Marque (OFM/Quinta da Lixa)
2014 Gustavo Veloso (OFM/Quinta da Lixa)
2015 Gustavo Veloso (W52/Quinta da Lixa)
2016 Rui Vinhas (W52-FC Porto)

Camisola da Montanha Liberty Seguros

Pelo 14º ano consecutivo a Liberty Seguros está na Volta a Portugal em Bicicleta.

Para o “Rei dos Trepadores” está reservada a Camisola Azul Liberty Seguros que simboliza o primeiro na classificação dos 30 Prémios de Montanha que existem nesta edição. 

 
Paixão pelo ciclismo

O ciclismo toca diretamente a alma sã e genuína do povo. É um desporto que vai ao encontro das populações, passa à porta da sua casa e traz à luz do dia o que de mais bonito existe no ser humano.O espírito de equipa, a entreajuda, o trabalho árduo, a abnegação, o esforço sincero como condição incontornável para ter êxito. São estes os valores que distinguem o ciclismo e com os quais a Liberty Seguros se identifica.A presença constante da Liberty Seguros na Volta a Portugal em Bicicleta e o seu apoio fervoroso à modalidade do ciclismo levou ao nascimento da tão contagiante “Onda Azul Liberty Seguros”. A “Onda Azul” é uma claque de apoio ao ciclismo constituída por Colaboradores, Parceiros de Negócio, amigos e fãs do ciclismo, que de norte a sul vão colorindo de azul o país e que acompanham todas as Etapas da prova rainha do calendário velocipédico português.  A mesma “Onda Azul” que em 2010 adicionou outra causa à sua presença - a luta contra o Doping criando o movimento “Onda Azul Antidoping”.


A Liberty Seguros volta à estrada com "Pedalada Segura".

Todas as emoções da Volta ao minuto na página oficial da 79ª Volta a Portugal