David Rosa
Corridas e Caminhadas
Equipa Trial Portugal
Volta a Portugal

Atleta olímpico de XCO – Cross Country 

David Rosa é um dos embaixadores Liberty Seguros.

Primeiro português nos Jogos Olímpicos de 2012 na modalidade de Ciclismo - Cross Country Olímpico, obtendo o 23º lugar, é um dos rostos da campanha da Federação Portuguesa de Ciclismo – “Pedalar em Segurança é um Direito”.

Foi nomeado em 2014 Embaixador do Programa Nacional de Ética do Desporto 

Atual Campeão Nacional de XCO 2016 encontra-se em preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Embaixador da Corrida&Caminhada da Paz  - Liberty Seguros em Fátima, de onde é natural, o atleta foi em 2016 distinguido como Melhor Elite em BTT XCO pela Gala Roda na Frente - Maia, Cidade do Desporto e homenageado pelo Rotary Clube com a distinção de Mérito como “exemplo de trabalho para os jovens”.

Considerado o melhor português classificado de sempre no campeonato europa (12º)  e com o melhor resultado de sempre de um corredor luso numa prova de elite do Campeonato do Mundo (29.º) na prova de cross country olímpico (XCO), o David é palestrante em escolas colaborando com diversas causas sociais.

Para saber mais sobre o Atleta visite: 

https://www.facebook.com/DavidRosaXCO



Em defesa de um Desporto saudável e solidário 

A Liberty Seguros e a RunPorto.com mantêm em 2018 a parceria na promoção e divulgação da prática de estilos de vida saudáveis através da realização de Corridas e Caminhadas na zona do Grande Porto. A Liberty Seguros assume neste patrocínio um importante e fundamental papel já que é a seguradora oficial da maioria dos eventos. 

Em 2018 mantém-se o claro compromisso de aposta num desporto saudável, ao ar livre, em família ou em competição e em que parte das receitas reverte para apoiar causas solidárias. 

24ª Liberty Seguros S. Silvestre - Cidade do Porto

A Liberty Seguros S. Silvestre Cidade do Porto 2018 comemora este ano a sua vigésima quinta edição! A prova realiza-se como habitualmente no mês de Dezembro.

8ª Corrida & Caminhada Solidária Liberty Seguros 

Aveiro recebe dia 11 de junho a 8ª Corrida & Caminhada Solidária Liberty Seguros que novamente apoiará uma Instituição de solidariedade social. 

Esta iniciativa, com o alto patrocínio da Liberty Seguros e organização da Runporto, há oito anos que se realiza e sempre com cariz solidário. Nos anos anteriores teve lugar em cidades como Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Maia, Póvoa de Varzim, Paredes, Espinho e Viseu.

Quebre a rotina, pratique desporto e faça parte do atletismo solidário!

Informações disponíveis em www.runporto.com




A Liberty Seguros apoia a equipa Trialportugal.net na época desportiva 2018. A equipa conta com os atletas mais conceituados de Trial Bike a nível nacional e com a Liberty Seguros como Seguradora Oficial.

João Sousa, Daniel Sousa, Pedro Araújo e Luís Araújo são os atletas que constituem a Trialportugal.net, uma equipa jovem e aguerrida, que conta já com diversos títulos e experiências de excelência, das quais se destaca um lugar na finalíssima do programa televisivo “Portugal Tem Talento” e os mais altos títulos nacionais.

João Sousa é PENTA Campeão Nacional e está constantemente à procura de novas vitórias.

Daniel Sousa, sonhador e pragmático. A elevada técnica sobre a bicicleta, só é comparável à entrega e à dedicação que impõe em todos os eventos.

Pedro Araújo gosta de misturar o desporto de alta competição com as artes urbanas. O resultado é fantástico!

Luís Araújo é o benjamim da equipa e está sempre disponível para aprender. Adora treinar e desfrutar a sua bicicleta ao máximo.

A génese do projeto:

A Trialportugal.net nasceu da vontade de divulgar e enaltecer o Trial Bike em Portugal. Os elementos que constituem a equipa já há muito que se empenham por evoluir esta vertente do ciclismo em Portugal, contudo, foi em meados de 2009 que decidiram unir-se e criar a trialportugal.net.

Títulos desportivos:

2009 - 2010 - 2011 - 2012 - 2013 - 2014 - 2015

6 campeonatos nacionais - 7 taças de Portugal 

Categoria Elite, Federação Portuguesa de Ciclismo

Em que consiste o Trial Bike? 

O Trial Bike é uma vertente do ciclismo cujo principal objectivo é a transposição dos mais variados obstáculos, sobre uma bicicleta e dentro de um tempo limite. Trata-se de um desporto muito completo, quer sob o ponto de vista físico, quer psicológico, visto que nos momentos que antecedem as competições devem ser estudados os percursos e definidas as estratégias de transposição. O Trial em bicicleta surgiu em Portugal há cerca de 25 anos, principalmente por intermédio dos pilotos que praticavam Trial em mota. 

A academia trialportugal.net conta com um espaço online disponível para esclarecer dúvidas sobre esta vertente desportiva, assim como com um espaço físico, onde os elementos da equipa transmitem as dicas imprescindíveis a uma evolução mais acelerada. 

Para mais informações visite o website www.trialportugal.net ou aceda a http://www.facebook.com/trialportugal e acompanhe todas as emoções desta espetacular vertente do ciclismo.

Vídeos disponíveis através do Canal Trial Portugal.

Up Stairs challenge 2017

O Up Stairs Challenge é uma iniciativa pioneira em Portugal, criada pela equipa Trial Portugal com o apoio da Liberty Seguros. Ao promover a subida de grandes edifícios em bicicleta, numa lógica de “degrau a degrau”, os atletas pretendem transmitir uma mensagem de superação das adversidades através da dedicação e do empenho.

Em todas as etapas João Sousa, atual Campeão Nacional de Trial Bike tentou superar o feito alcançado no ano passado, quando escalou 200 degraus do edifício PRIMAVERA, na cidade de Braga, em 4 minutos e 23 segundos.

1ª etapa> Escalada dos 12 andares do edifício sede da Liberty Seguros em Lisboa

João Sousa superou o desafio de subir em bicicleta os 251 degraus do edifício sede da Liberty Seguros, em Lisboa, sem nunca colocar os pés no chão ou desmontar a bicicleta durante a prova. 

Para realizar a primeira etapa deste desafio desportivo, no edifício sede da Liberty Seguros o atleta precisou de 7 minutos e 7 segundos. Além de escalar as escadas, recorrendo a técnicas de Trial Bike, o atleta passou por algumas das áreas de trabalho dos colaboradores da seguradora, que o apoiaram na missão. No final, João Sousa mostrou-se satisfeito: “Foi uma prova difícil, são muitos andares. Mas tentei não pensar nisso. Foquei-me no objetivo e na motivação que fui recebendo de todas as pessoas que assistiram a esta prova. Muito obrigado a todos.

Aurora Cunha, ex-atleta olímpica, foi a madrinha desta ação que juntamente com Rodrigo Esteves, Diretor de Marketing da Liberty Seguros e Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, deu o mote para a partida do desafio. De seguida, Aurora Cunha acompanhou o atleta a pé ao longo dos 251 degraus e no final sublinhou o esforço físico e capacidade de trabalho, empenho, concentração e superação que a modalidade de escalada de edifício no melhor tempo possível exige.

2ª etapa> Subida dos 281 degraus do Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa

João Sousa superou o desafio ao subir de bicicleta os 281 degraus do Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa. Esta segunda etapa do UP Stairs Challenge, integrada na Candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, foi realizada em 11 minutos e 15 segundos e estabelece um novo record nacional. 

Além de subir todos os degraus, recorrendo a técnicas do Trial Bike, o atleta passou por algumas das áreas de trabalho dos colaboradores da Câmara Municipal, que o apoiaram entusiasticamente na missão. No final, João Sousa mostrou-se satisfeito: “Foi um desafio muito exigente fisicamente, pois a dimensão e a acentuada inclinação destes degraus obrigaram-me a recorrer a muitas técnicas. Tentei focar-me no objetivo e na motivação que fui recebendo de todas as pessoas que assistiram a esta prova. Muito obrigado a todos.” Aurora Cunha, ex-atleta olímpica, madrinha desta ação, sublinhou o esforço físico e a perícia que este desafio exige.

3ª etapa > Cumprido o último e mais difícil desafio com subida dos 400 degraus em bicicleta na Câmara Municipal da Maia

Era o desafio mais exigente e esperado do Up Stairs Challenge 2017. João Sousa, penta campeão nacional de Trial Bike, conseguiu escalar em bicicleta os 400 degraus do edifício da Câmara Municipal da Maia, o maior edifício camarário em Portugal e o quinto mais alto do país. 

Sem nunca colocar os pés no chão ou desmontar a bicicleta durante a prova, João Sousa chegou ao 20º andar do edifício em 12 minutos e 50 segundos, cumprindo assim um feito inédito. Ao longo do percurso, o atleta da equipa Trial Portugal recorreu a técnicas e manobras de Trial Bike, passando por áreas de trabalho dos colaboradores da autarquia, que lhe deram todo o apoio para cumprir o objetivo.

No final, João Sousa admitiu ter vivido um esforço sem precedentes: “Não sabia se ia conseguir, na verdade. Nunca tinha feito nada assim. Só foi possível cumprir este objetivo com o apoio de todos os que assistiram a este momento e à Liberty Seguros que acreditou neste projeto desde início. Muito obrigado!”

Aurora Cunha, ex-atleta olímpica, foi a madrinha desta ação desde o primeiro desafio, na sede da Liberty Seguros, em Lisboa. Tendo acompanhado os três desafios, deu os parabéns ao João Sousa pelo feito alcançado: “Foi espetacular o que tu conseguiste, João!”.

Com este último feito o Up Stairs Challenge 2017 chega ao fim. Para o ano há mais novidades!

Reveja aqui os vários momentos em filme - Up Stairs Challenge 2017:

1ª Etapa > Edifício Sede Liberty Seguros, 251 degraus 

2ª Etapa > Edifício central da Câmara Municipal de Lisboa, 281 degraus 

3ª Etapa > Câmara Municipal da Maia, 400 degraus



O maior acontecimento desportivo do verão português e um dos maiores símbolos de identidade nacional regressa às estradas de 31 de julho a 11 de agosto. A Volta a Portugal em Bicicleta, realizada a primeira vez em 1927, comemora 92 anos mas como todos os anos se renova está mais jovem do que nunca. A emblemática e marcante efeméride aumenta expetativas sobre a 81ª Volta a Portugal.

A 81ª Volta a Portugal Santander que recupera a importante presença do Nordeste Transmontano consegue, de forma equilibrada, unir com fases de adaptação, transição e recuperação os dias mais exigentes da prova, em que se destacam os finais na Serra da Estrela, Serra do Larouco e Sr.ª da Graça.

Entre o prólogo e o pódio de consagração pedalam-se 1356,6 km numa exigente e desafiante edição com 30 prémios de montanha e 27 metas volantes.

Palavra do Diretor de Prova, Joaquim Gomes

"Em suma, esta é uma Volta marcada decisivamente pelo regresso do final na Torre, utilizando a famosa vertente da Covilhã - Penhas da Saúde - Torre, mas onde as chamadas etapas de transição, muitas vezes marcadas pelo intenso calor e orografia adversa, se podem tornar mais “madrastas” que as etapas teoricamente mais difíceis."

Os Últimos Vencedores

No ano passado, a vitória de Rui Vinhas (W52/FC Porto) quebrou, novamente, a hegemonia espanhola: cinco anos depois do triunfo do algarvio Ricardo Mestre com as cores do Tavira-Prio, o vencedor da maior competição do ciclismo em Portugal. Camisola Amarela desde a terceira etapa, o corredor, natural de Sobrado-Valongo, foi o segundo português a inscrever o nome no troféu na última década.

2007 Xavier Tondo (Maia)

2008 David Blanco (Tavira)

2009 David Blanco (Tavira)

2010 David Blanco (Palmeiras Resort)

2011 Ricardo Mestre (Tavira-Prio)

2012 David Blanco (Efapel-Glassdrive)

2013 Alejandro Marque (OFM/Quinta da Lixa)

2014 Gustavo Veloso (OFM/Quinta da Lixa)

2015  Gustavo Veloso (W52/Quinta da Lixa)

2016  Rui Vinhas (W52-FC Porto)

2017       Raúl Alárcon (W52-FC Porto)

2018       Raúl Alárcon (W52-FC Porto)


Camisola da Montanha Liberty Seguros

Pelo 15º ano consecutivo a Liberty Seguros está na Volta a Portugal em Bicicleta. 

Para o “Rei dos Trepadores” está reservada a Camisola Azul Liberty Seguros que simboliza o primeiro na classificação dos 30 Prémios de Montanha que existem nesta edição. 

Paixão pelo ciclismo

O ciclismo toca diretamente a alma sã e genuína do povo. É um desporto que vai ao encontro das populações, passa à porta da sua casa e traz à luz do dia o que de mais bonito existe no ser humano.O espírito de equipa, a entreajuda, o trabalho árduo, a abnegação, o esforço sincero como condição incontornável para ter êxito. São estes os valores que distinguem o ciclismo e com os quais a Liberty Seguros se identifica.A presença constante da Liberty Seguros na Volta a Portugal em Bicicleta e o seu apoio fervoroso à modalidade do ciclismo levou ao nascimento da tão contagiante “Onda Azul Liberty Seguros”. A “Onda Azul” é uma claque de apoio ao ciclismo constituída por Colaboradores, Parceiros de Negócio, amigos e fãs do ciclismo, que de norte a sul vão colorindo de azul o país e que acompanham todas as Etapas da prova rainha do calendário velocipédico português.  A mesma “Onda Azul” que em 2010 adicionou outra causa à sua presença - a luta contra o Doping criando o movimento “Onda Azul Antidoping”.

Onda Azul:

O fenómeno "Onda Azul" é composto por Colaboradores, Parceiros de Negócio, amigos e fãs do ciclismo e desporto em geral que de norte a sul vão colorindo de azul o país em prol do desportivismo e prática de um desporto saudável.

Dando continuidade a uma série de iniciativas que a Liberty Seguros tem vindo a desenvolver para transformar a Onda Azul num movimento ativo contra o doping, a Companhia quis materializar esta luta numa campanha, de boas práticas desportivas, designada por Onda Azul Antidoping. 

A imagem da campanha materializa o apoio da Liberty Seguros ao ciclismo e marca o seu esforço na promoção de políticas antidoping, na formação de atletas para um desporto limpo e saudável e na consciencialização para a ética desportiva. A identidade desta campanha procura transmitir o espírito do ciclismo de uma forma positiva, através das cores azul e laranja e de formas gráficas dinâmicas.

Por Um Desporto Limpo

A Liberty Seguros apoia a prática do desporto de forma justa e leal, afirmando os princípios e valores que estão na sua essência, como a ética, a honestidade, o espirito e verdade desportiva. Com isto, a Liberty Seguros adere ao manifesto "jogo limpo". Estando do lado do desporto, defendendo a ética desportiva. O manifesto é um compromisso público em defesa da ética desportiva e contra o doping e ao qual a Liberty Seguros se aliou. O manifesto Jogo Limpo, foi lançado, a nível nacional, pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e de outras entidades, como a Liberty Seguros. 

O manifesto pode ser assinado através do site oficial da ACM, em www.acm.pt.

Junte-se a nós por um desporto realmente saudável. Junte-se à “Onda Azul”!

Pedalada Segura:

A 81ª Volta a Portugal em Bicicleta está na estrada de 31 de julho a 11 de agosto e com ela regressa o apoio da Onda Azul aos“campeões do asfalto”.

Cada vez mais identificada com o ciclismo em Portugal, e após 16 anos de associação à modalidade, a Liberty Seguros volta em 2018 a ser a seguradora e patrocinadora oficial da Volta a Portugal em Bicicleta. O maior evento do calendário velocipédico nacional conta com as cores da Liberty Seguros na Camisola Azul, símbolo máximo da competição entre os "reis da montanha".

A Companhia consolida assim a defesa dos valores intrínsecos à modalidade e à própria marca: o da  superação pessoal do desportista e do coletivo perante os desafios da natureza, através da promoção da prática do ciclismo  com base na ética e na lealdade. 

Lisboa assiste este ano à Grande Partida no coração da cidade enquanto Viseu, brindará a Grande Chegada dos bravos do asfalto. 

A Liberty Seguros volta à estrada para Dar a VOLTA A PORTUGAL com PEDALADA SEGURA! 

Na Liberty Seguros acreditamos que a vida é um desafio para vencer todos os dias.

Estar protegido é ter a certeza de que o podemos fazer com mais confiança. Por isso convidamo-lo a juntar-se a nós numa "Pedalada Segura". Juntos temos pedalada para uma Grande Volta!