Rússia e Bielorrússia deixarão de fazer parte do sistema de carta verde, saiba mais aqui.

Na sequência dos acontecimentos internacionais com impacto no sistema de Carta Verde, e das orientações transmitidas pelo Conselho de Gabinetes, a Direção do Gabinete Português de Carta Verde informou as Seguradoras de que os acordos bilaterais celebrados com os Gabinetes de Carta Verde dos Estados da Rússia e da Bielorrússia foram denunciados pelos Estados do Espaço Económico Europeu e pela Suíça, com efeitos a partir de 1 de junho de 2023.

Assim, a partir desta data será necessário celebrar um seguro de fronteira para: veículos provenientes da Rússia e Bielorrússia que queiram entrar no Espaço Económico Europeu e na Suíça, e veículos provenientes dos Estados integrantes do Espaço Económico Europeu ou da Suíça que queiram entrar na Rússia e na Bielorrússia.

Seguindo a limitação de cobertura conferida pelo Gabinete Português de Carta Verde, informamos que as quadrículas identificativas dos Estados da Rússia e a Bielorrússia se encontram traçadas nos certificados internacionais de seguro (carta-verde) emitidos por esta Seguradora, deixando, a partir de 1 de junho de 2023, de ter cobertura territorial a responsabilidade civil decorrente da circulação de veículos que ingressem nestes Estados, não se garantindo qualquer cobertura ou serviço atinente aos sinistros ocorridos nestes Estados posteriores a esta data.

A Liberty Seguros acredita na Vida e nos seus Valores. Como tal, implementa e divulga práticas de Responsabilidade Social, nas quais conta também com o envolvimento de todos os seus Colaboradores e Parceiros de Negócio. Para a Liberty Seguros a sua estratégia de responsabilidade social só tem sentido se for  vivida e partilhada pelos seus Colaboradores e Parceiros de Negócio. 

Muito embora a Liberty Seguros tenha implementado um plano de Responsabilidade Social bastante abrangente, sem dúvida, privilegiamos projetos de solidariedade que estejam em sintonia com o nosso lema: Pela Proteção dos Valores da Vida. 

Damos prioridade a causas que tenham um impacto profundo e imediato nas comunidades onde estamos inseridos e que sejam passíveis de contribuir para a melhoria da vida de quem mais precisa.  Causas como a mitigação da fome, necessidades básicas, luta contra doenças graves, são normalmente batalhas que nos tocam e às quais nos associamos.  

Em 2015 destacamos várias iniciativas, como a reflorestação de uma área ardida na Freguesia de Vilar de Mouros. Através desta ação, um generoso grupo de voluntários composto por Colaboradores e Parceiros de Negócio da Liberty Seguros, plantaram três mil árvores, restituindo desta forma, vida à área devastada por um incêndio. No mesmo dia entregamos também um donativo aos Bombeiros de Caminha resultante de outra ação solidária promovida pelos Colaboradores da Liberty Seguros. 

Em Maio destacamos o Serve with Liberty, um projeto que se realiza de forma concertada em todas as Unidades de Negócio do Grupo Liberty Mutual. Em 2015, a Liberty Seguros em Portugal,  através dos seus Colaboradores e Parceiros de Negócio, apoiou 21 instituições de norte a sul do país.  Ainda no âmbito deste projeto fizemos uma intervenção na A.P.E.C.I. em Torres Vedras, que incluiu a pintura de um ginásio e 25 quartos desta instituição. 

Os peregrinos são também especiais para Liberty Seguros, ao longo dos últimos anos temos distribuído milhares de coletes refletores para que façam a sua caminhada de fé em segurança. 

Outra Parceria que nos enche de orgulho, é o nosso apoio ao Desporto adaptado da Associação Salvador, da qual somos Mecenas. O nosso apoio tem permitido que os utentes da Associação Salvador disfrutem da prática do desporto, um privilégio tantas vezes inacessível a pessoas com limitações físicas.      

Fazemos um balanço claramente positivo de 2015. Trata-se de uma missão sempre inacabada sobretudo nos tempos de exceção que vivemos de crise financeira, que nos obriga a ter como grande objetivo continuar fazer mais com menos.


Estamos a processar o seu pedido