O que fazer em caso de acidente?
O que fazer no caso de um acidente de trabalho?
O nosso compromisso
Conhecer a legislação
Como ser parceiro

A Liberty Seguros está pronta a apoiá-lo em todas as situações imprevistas da Vida.

Preencha o formulário de participação de acidentes, envie-nos um e-mail para o endereço sinistros@libertyseguros.pt ou contacte-nos através dos nossos números gerais ou de assistência.

Para acidentes automóvel, pode ainda utilizar a app e-SEGURNET, uma aplicação criada pelas seguradoras e que constitui uma alternativa mais simples e intuitiva, que pode ter no seu telemóvel, substituindo a tradicional "Declaração Amigável", ou DAAA.

Para mais informações sobre esta aplicação, consulte o respetivo site: https://www.e-segurnet.pt/.

A participação de acidentes de trabalho viu o seu regime legal alterado pelo Decreto-Lei 106/2017 de 29 de Agosto e pela portaria regulamentar 14/2018 de 11 de janeiro, que aprova os respetivos modelos.

Desta forma, a participação de acidentes de trabalho passa a ser efetuada, obrigatoriamente, por via informática, no prazo de 24 horas a partir da data do conhecimento do acidente pelo empregador, constituindo contraordenação grave para a entidade empregadora o não cumprimento desta obrigação.

Como participar um acidente de trabalho? 

1) Empresas com mais de 10 trabalhadores

O preenchimento da participação eletrónica é obrigatório e está disponível aqui ou diretamente no site da Associação Portuguesa de Seguros (https://pat.apseguradores.pt/).

2) Empresas até 10 trabalhadores, trabalhadores independentes ou de serviço doméstico

O preenchimento do formulário da participação de acidentes aqui disponível deve ser enviado para o endereço eletrónico sinistros@libertyseguros.pt.

Antes de preencher por favor leia as instruções e caso necessite consulte as tabelas.

Recordamos que os campos assinalados a vermelho são de preenchimento obrigatório. 

Em alternativa, de forma a garantirmos a celeridade e correção dos dados, poderá proceder ao preenchimento de todas as participações pela via eletrónica.  

Qualquer questão ou esclarecimento adicional contate-nos através da linha de Assistência Clínica através do número 800 505 112.

A Liberty Seguros, seguradora do grupo Liberty Mutual, 7º maior grupo segurador a nível mundial no ramo não vida, está em Portugal desde 2003. A sua conduta pauta-se por princípios éticos e de responsabilidade social, ao serviço dos seus Clientes, Agentes e da Comunidade. 

Clientes, para a Liberty, são todos os que com ela contactam no âmbito da resolução de acidentes, sejam aqueles que contrataram o Seguro, sejam os detentores de interesses protegidos por esse mesmo seguro ou sejam possíveis interessados no âmbito de proteção desses seguros. A todos a Liberty aplica os mesmos critérios na gestão dos acidentes (conhecidos como sinistros, na terminologia seguradora): 

Rigor Técnico – Os acidentes são resolvidos através da aplicação rigorosa e isenta da lei e demais convenções aplicáveis ao caso. 

Níveis de serviço exigentes – Na resolução dos acidentes dos nossos Clientes aplicamos prazos exigentes, para que a resposta seja dada em tempo útil e de acordo com as suas legítimas expectativas. 

Suporte aos nossos Agentes - A Liberty defende uma venda de seguros através de agentes profissionais como forma de apoiar eficazmente os Clientes. Em consequência, proporciona aos Agentes os instrumentos e a formação adequada para uma correta e atempada informação sobre sinistros. 

Comunicação atempada, simpática e eficaz - Toda a comunicação com os nossos Clientes é feita através de profissionais tecnicamente qualificados que estão aptos a resolver com rapidez, simpatia e eficácia as questões relacionadas com os acidentes dos nossos Clientes. 

Transparência e integridade - Transmitimos de forma clara os nossos compromissos e cumprimos aquilo que escrevemos e aquilo que dizemos. 

Controlo de custos - Na gestão dos acidentes pagamos escrupulosamente o que é devido a todos os titulares de direito a indemnização e aplicamos princípios de gestão criteriosa a todos os custos relacionados com a gestão dos acidentes, de forma a podermos apresentar aos nossos Clientes os melhores preços possíveis. 

Direito a discordar - Garantimos aos nossos Clientes a possibilidade de apresentar reclamações de forma fácil e estas serem apreciadas de forma rápida e isenta.

A Liberty Seguros, seguradora do grupo Liberty Mutual, pauta a sua conduta pelo rigoroso cumprimento das normas que regulam a atividade seguradora, bem como por princípios éticos e de responsabilidade social, ao serviço dos seus Clientes, Agentes e da Comunidade em geral. 

Neste sentido e com total transparência, disponibilizamos-lhe informação legal respeitante à Regularização dos Sinistros, para que possa conhecer todos os seus direitos e deveres e se possa certificar de que as nossas obrigações estão a ser cumpridas.

  • Código da Estrada- atualizado pelo DL 138/2012 de 5 de Julho
  • DL-291/07 de 21 de Agosto – Regularização de Sinistros Automóvel
  • Portaria 377/2008 de 26 de Maio- Portaria de proposta razoável para indemnização do dano corporal
  • Portaria 679/2009 de 25 de setembro- atualização dos valores e critérios da Portaria de proposta razoável do dano corporal
  • Lei de Acidentes de Trabalho – Lei 98/2009 de 4 de Setembro
  • Tempos Médios de Regularização de Sinistros

Caso pretenda fazer parte da rede de prestadores de serviços da Liberty Seguros na área de acidentes, envie-nos por favor a sua candidatura através do endereço sinistros@libertyseguros.pt 

Para o caso de ser Agente de Seguros, o contacto deverá ser feito diretamente com um Espaço Liberty Seguros, cuja lista pode encontrar neste site em Contactos - Espaços Liberty Seguros.

Estamos a processar o seu pedido